Chocolate faz mal para Gatos e Cães?
Chocolate faz mal para gatos e cães? Quando você vê a palavra “chocolate“, sua primeira impressão é que se trata de algo doce.
Em outras palavras, isto não, é algo que você possa se basear, para dar ao seu gato e do seu cão. Dito isto, não há benefícios em dar chocolate para o seu gato ou cão, que compensa o risco que ele traz para os bichinhos.
Por outro lado, algumas pessoas podem simplesmente sofrer de um desejo insaciável por chocolates, e tudo bem, é só não dar ao seu gato e cão. Porém, os gatos e cães não podem comer chocolate. Continue lendo para descobrir o porquê.

O chocolate para o homem é benéfico! Mas, o chocolate faz mal para gatos e cães?
Antes de mais nada, vamos esclarecer isto. Os chocolates não são para todos os seres vivos. Eles são apenas para pessoas e não para os animais, gatos e cães.
O chocolate para o homem é benéfico!
O chocolate para as pessoas é um alimento benéfico. Aqueles que adoram o chocolate, como são os chocólatras, mantêm um efeito preso na sua cabeça após comer aquela coisa.
Os alimentos são assim. Quando você estiver viciado nele, ele permanecerá em sua cabeça e você provavelmente desejará principalmente quando estiver em um estado de mau-humor.
Você pode tentar remover a coisa de sua mente e apenas pensar em outra coisa. Entretanto, mesmo assim, há uma chance de que a vontade da comida ainda esteja em sua cabeça.
Entretanto, se você tem a impressão de que comer chocolate e não dar para o seu gato e cão é algo ruim por só você estar se beneficiando desta delícia, fique ciente que você vai poupar a saúde dele.
Chocolate faz mal para gatos e cães?
O chocolate faz mal para gatos e cães? O chocolate é tóxico para eles, mas ainda a grande maioria das pessoas que não sabem do risco do chocolate para seus animais de estimação.
E, se assim insistir, terão uma resposta condicionada quando eles o consumirem.
O chocolate não deveria ser um grande presente para os gatos e cães, mesmo porque há o risco de morte ao ingeri-lo.
Mas você que não sabe do prejuízo, só pensa na alegria do seu gato e cão, e por que outra razão alguém daria chocolate ao seu bichinho de estimação?
Parece uma coisa tão simples, dar algo diferente, mas mesmo ocasionalmente traz riscos.
Então você pode comer o seu chocolate longe do seu gato e cão, tão longe para que ele nem sinta o cheiro.
Por que os gatos e cães não podem comer chocolate?
O chocolate faz mal para gatos e cães? Sim, e muitas pessoas assumem que deram chocolates e que foi ruim para os gatos e cães, visto o que aconteceu depois.
Isto porque o sistema digestivo dos gatos e cães, não são desenvolvidos para este tipo de alimento.
Além disso, o risco não é só para gatos e cães diabéticos ou com problemas no fígado, há perigo também em gatos e cães saudáveis, jovens ou idosos.
Os efeitos a curto prazo do consumo de chocolates em gatos e cães são realmente perigosos.
Não cabe aqui a justificativa, de que o sabor é mais suave que o de outros doces, e também fornece uma pequena quantidade de fibra que também é necessária para sistemas digestivos saudáveis, mas sim o dano letal que pode ocorrer.
Quais as substâncias no chocolate são tóxicas para gatos e cães?
O chocolate tem duas substâncias benéficas para o homem, mas o chocolate faz mal para gatos e cães? Sim, porque é tóxicas para eles.
Assim, o chocolate tem TEOBROMINA e CAFEÍNA, que são substâncias altamente tóxicas para o gato e o cão.
Diferentemente, o ser humano consegue metabolizar essas substâncias, mas o animal não, que vão apresentar um grau de intoxicação e a depender da dose pode levar a morte.
Por que a TEOBROMINA e a CAFEÍNA são tóxicas para os gatos e os cães?
Porque os gatos e os cães não tem as enzimas que metabolizam a TEOBROMINA e a CAFEÍNA, intoxicando seriamente os bichinhos, podendo levar a morte.
Os sintomas podem aparecer em 6 a 12 horas após ingestão, tais como: vômitos, tremor muscular, diarreias, ficar babando, ficar agitado, frequência cardíaca elevada, frequência respiratória elevada, dilatação da pupila. Doses menores causam intoxicações e danos em 3 dias.
Você percebeu que seu gato ou seu cão comeu chocolate, ligue imediatamente para o seu veterinário, ele vai induzir ao vômito e fazer a lavagem estomacal em seu gato ou cão, para tentar salvar a vida deles.
Casos mais críticos da intoxicação, dose letal 90 g de chocolate para cão de até 2,5 kg – pode iniciar com a convulsão e vir a óbito.
Lembre-se, qualquer dose leva a intoxicação.
O chocolate faz mal para gatos e cães? Mas quão ruim é para eles?
As pessoas muitas vezes pensam que o chocolate faz mal para gatos e cães, com problemas de saúde, como diabéticos ou com danos no fígado.
Entretanto, para realmente entender o problema, é preciso olhar o que está acontecendo dentro do corpo.
Como já dissemos, o corpo é um sistema complexo. Humanos e animais têm sistema digestivo, enzimas diferentes, com pontos fracos e fortes.
Os pontos fortes do corpo são o que ele faz e como ele o faz. Os pontos fracos são o que ele não pode fazer.
A quantidade e tipo de um determinada substância que o corpo recebida durante uma alimentação pode causar problemas significativos.
Entretanto, respeitar as diferenças entre nós e nossos bichinhos de estimação, não é uma questão de preferência e sim um dever de quem ama e cuida.
Conclusão
Chocolate faz mal para gatos e cães? Sim. Comer chocolates não significa necessariamente que você deva dar ao seu gato e ao seu cão, um pedaço, como presente.
Na verdade, se ele comer chocolate terá muitos efeitos negativos em seu sistema digestivo.
Assim, comer chocolates não está mudando a dieta de seu gato e do seu cão, melhorando sua saúde e tônus muscular e oferecendo a ele uma pequena quantidade de minerais, muito pelo contrário, vez que a TEOBROMINA e CAFEÍNA estará pondo a vida dele em risco.
Você comer chocolates não significa que você tenha que colocar a saúde de seu gato e do seu cão em risco, por isso, coma o seu chocolate longe dele, tão longe que ele não sinta o cheiro.